Quem sou eu

Minha foto
Maceió, AL, Brazil
Auditor-Fiscal do Trabalho

sábado, 24 de setembro de 2011

Vídeo Aula 49 / NR-19 Explosivos

Pessoal, a Vídeo-Aula 49 traz uma abordagem bem sucinta da NR-19 Explosivos.

Assim como ocorreu nas demais Vídeo-Aulas, não abordamos toda a NR. Optamos, novamente, em chamar atenção para os itens que geram mais dúvidas ou para aqueles que acreditamos merecer uma atenção especial.

Como mencionamos no vídeo, seguem alguns links interessantes para quem pretende se aprofundar no tema:

Outra abordagem que se faz necessária é sobre o "piso antiestático": a eletricidade estática é a eletricidade que se acumula em um corpo em desequilíbrio elétrico (basta aproximar o braço da TV que acabou de ser desligada para ver o que acontece!).
Estando carregado eletricamente, esse corpo pode gerar centelhas - o que, no ramo de explosivos, não seria NADA interessante, concordam?
Por isso a necessidade de um piso antiestático!
(Lógico que vcs encontram na internet alguns materiais muito mais aprofundados e bem embasados do que isso. Nosso objetivo, aqui, é apenas o de esclarecer o motivo da Norma exigir o piso antiestático. Aos curiosos: maõs à obra!! rs...)

A seguir o link para a Vídeo-Aula 49:


Por ora é só.
Nosso abço de sempre.
Fiquem com Deus.

E até a próxima!!

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.


*****

3 comentários:

  1. Olá Sabino seu blog é muito útil, e quero te parabenizar pelo seu empenho em ensinar segurança do trabalho, estou no mesmo barco que você, esse trabalho não é fácil mas é necessário. Parabéns pelo blog e pelo seu empenho! Um abraço prevencionsta, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Nestor!!
    Mas sabia que todo esse material só tem sentido graças ao envolvimento de vocês, que lidam diariamente na linha de frente - coisa que não é nada fácil.
    Um forte abço e obrigado mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo desatualizado, é uma boa referencia para pesquisa e futuros trabalhos.

    ResponderExcluir