quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vídeo-Aula 22 / Ergonomia

Pessoal, dando seqüência às NRs, dessa vez abordamos a NR-17 / Ergonomia.
Quem se interessar, basta clicar AQUI para acessar a NR-17 em sua totalidade.

No vídeo nós comentamos sobre a Análise Ergonômica do Trabalho e recomendamos a obtenção do Manual de Aplicação da NR-17 disponível no site do Ministério do Trabalho. No nosso site, no menu PUBLICAÇÕES, vocês também poderão fazer o download desse documento.

A seguir, o link de acesso à Vídeo-Aula no YouTube:
(para uma melhor visualização do vídeo, clique no canto direito inferior da imagem)


Pessoal, me sinto na obrigação de abrir um parênteses: este post foi feito no dia 28 de abril, Dia Mundial em Homenagem às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Gostaria de destacar que o trabalho é meio de VIDA!! Não meio de MORTE.
E apenas com a conscientização e postura ativa de todos os envolvidos no processo (empregadores e trabalhadores) conseguiremos tornar o ambiente de trabalho um local onde a saúde e a integridade física dos trabalhadores são tão importantes quanto os resultados financeiros.
Como li outro dia: melhor uma vida segura do que mil seguros de vida!!

Meus amigos, ficamos por aqui.
O meu obrigado a todos.
Fiquem com Deus.

E até a próxima!!

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

*****

5 comentários:

  1. Boa Tarde Caro Alexandre, Gostaria de saber se em caso de uma fiscalização na empresa onde trabalho e você se deparar com um laudo ergonômico estou sujeito a multa?? ou o que vale é o conteúdo? pois esse lance de laudo deve ter sido criado pelo crea, domais estou em processo de reavaliação do laudo, devo corrigir para análise mesmo sendo minha engenheira que elabora??

    ResponderExcluir
  2. Tiradentes,
    na minha opinião o que realmente importa é o conteúdo.
    Entretanto, vai do entendimento de cada AFT.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Caro Alexandre, estudando o Anexo II da NR17, lá no item 2.1 alínea "a" diz o seguinte: O monitor de VÍDEO e o TECLADO devem estar apoiados em superfícies com mecanismos de REGULAGEM INDEPENDENTE. Surgiu então a dúvida...

    É proibido o uso de Notebook para esses tipos de trabalho? pois o mesmo tem o seu teclado fixo no próprio aparelho, no entanto não tem como fazer essa tal regulagem.Como você poderia me ajudar na solução dessa duvida?.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje você encontra várias opções de suporte para notebooks que permitem tais ajustes. Uma pesquisa rápida no Google mostra vários modelos: https://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1152&bih=749&q=suporte+notebook&gbv=2&oq=suporte+notebook&aq=f&aqi=g10&aql=&gs_nf=1&gs_l=img.3..0l10.2054.4694.0.4880.16.16.0.2.2.2.293.1810.5j7j2.14.0.3lxtLB1MHi4

      Excluir
  4. melhor uma vida segura do que mil seguros de vida!! essa frase chamou minha inteira atenção.

    ResponderExcluir