Quem sou eu

Minha foto
Maceió, AL, Brazil
Auditor-Fiscal do Trabalho

sábado, 26 de março de 2011

Vídeo-Aula 18 / PPRA [2]

Pessoal, nossa 2ª Vídeo-Aula sobre o PPRA aborda as fases do desenvolvimento do Programa.
Coforme eu menciono no vídeo, é importante ficar claro que o PPRA não é um documento escrito para ser apresentado à fiscalização. Por mais que o documento-base do PPRA tenha que ficar à disposição (por força do item 9.2.2.2), o PPRA é uma postura da empresa frente aos riscos ambientais presentes em seus ambientes de trabalho.

Como em todos os nossos outros encontros, o objetivo foi o de "dar uma geral" sobre a Norma.
A NR-09 na íntegra pode ser lida clicando AQUI.

O línk da nossa 18ª Vídeo-Aula no YouTube é esse aqui:
(para uma melhor visualização do vídeo, clique no canto direito inferior da imagem)


Desculpem-me pela "correria" na última tela mas, para quem tinha o objetivo de fazer vídeos com cerca de 6, 7 minutos, passar dos 15 seria um absurdo!! rs...

Continuamos à disposição no Orkut, Gmail, Facebook e no Twitter.
Nosso site está de cara nova. Não deixe de conferir!!

O meu obrigado a todos.
Fiquem com Deus.

E até a próxima!!

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

*****

2 comentários:

  1. Olá Alexandre,
    Sou aluna do curso técnico de segurança do trabalho e seu blog me ajuda muito nos meus estudos. Sempre tive certa dificuldade em relação a conceituar as fases do PPRA. Gostaria de saber se concorda com meu raciocínio:
    Antecipação: fase onde estipula-se os prováveis riscos, seria uma análise superficial.
    Reconhecimento: Conferir de fato quais os riscos presentes e detalhando, caracterizando tal risco.
    Avaliação: fase quantitativa que mostra em 'números ' ou em fatos o dimensionamento da exposição
    Controle: fase que visa minimizar ou eliminar os riscos.

    Seria isso?

    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, é sempre importante relacionarmos nossas conclusões ao texto das Normas. O que o PPRA diz a respeito de cada um desses itens?

      Excluir