Quem sou eu

Minha foto
Maceió, AL, Brazil
Auditor-Fiscal do Trabalho

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vídeo-Aula 07 / Introdução ao PCMSO

Pessoal, mais uma vídeo-aula no ar!!
Dessa vez resolvemos contar um caso prá vcs a respeito da NR-07, que determina as disposições legais sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - o famoso PCMSO!!

No vídeo, a gente comenta sobre a Inversão do Ônus da Prova no Direito do Trabalho.
Para quem quiser se aprofundar no assunto, achamos um artigo interessante na net. É só clicar AQUI.

O item da NR07 que determina que o trabalhador deve ser submetido à avaliação médica admissonal ANTES do início das atividades é o item 7.4.3.1.
Quer lê-la na íntegra? CLIQUE AQUI.

Abaixo o link com a vídeo-aula no YouTube:




Por enquanto é só isso.
Ainda não nos esquecemos das NR's 04 e 05. É que o que comentamos no vídeo aconteceu recentemente e então resolvemos relatar aqui.

Um forte abço a todos.
Fiquem com Deus.
E até a próxima!!

4 comentários:

  1. Alexandre, Valeu pelo vídeo muito bom seu comentário. Já sei que estarei por aqui diariamente vendo teus vídeos.

    Tive um caso similar ao que vc descreve. Em uma empresa que trabalhei, estávamos em contratação e, como de costume, realizamos testes audiométricos em todos os funcionário, independente da função. Foi constatado que um destes pretendentes a vaga tinha uma perda auditiva no ouvido esquerdo. Como a empresa é bem estruturada e possuia em seu quadro um fonaudiólogo, este realizou entrevista e constatou que este candidato tocava bateria em uma banda de axé daqui de Salvador. rsrsrs.

    Não contratamos e evitamos uma possível reclamação judicial contra a empresa.

    Tenho visto que são poucas as empresas que cumprem o PCMSO em sua totalidade principalmente no controle e monitoração de resultados e interpretações dos exames. Acho que já escrevi quase 5 minutos tb... Mais apenas finalizando, a terceirização de ASO´s deixa as empresas contratantes muito vulneráveis a reclamações.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Velox,
    é nessa hora que entra a fiscalização do MTE, para flagrar qualquer tipo de irregularidade quanto à implementação do PCMSO e, dependendo de cada caso, dar um prazo para que essa irregularidade seja sanada ou, caso seja necessário, lavrar os devidos Autos de Infração.
    E não se preocupe em escrever demais. Esse espaço é muito mais de vocês do que meu!
    Forte abço!!

    ResponderExcluir
  3. Cade os vídeos? o site não está localizando, poderia disponibilizar novamente?
    Estou estudando pelo seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc encontra os links atualizados nesse post:
      http://sabino-sst.blogspot.com.br/2013/09/as-video-aulas-estao-de-volta.html

      Excluir