Quem sou eu

Minha foto
Maceió, AL, Brazil
Auditor-Fiscal do Trabalho

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vídeo-Aula 03 / NR-02

Pessoal, a 3ª Vídeo-Aula sobre Saúde e Segurança do Trabalho vem falando sobre a NR-02 / Inspeção Prévia.


Como mencionado no video, em momento algum é dito que a NR-02 foi revogada.
O que ocorre é que, como vários outros dispositivos legais, ela caiu em desuso. Nesse caso, em função da quantidade insuficiente de Auditores-Fiscais do Trabalho.
Faço votos que essa quantidade aumente dentro do suficiente para que a Inspeção Prévia possa, de fato, ocorrer! Sem dúvida alguma isso seria de extrema importância!!

Para quem quiser lê-la na íntegra, basta clicar AQUI.
Outro link importante é o que dá acesso às estatísticas oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego. São estatísticas que envolvem desde a quantidade de fiscalizações realizadas, passando pelo número de Autos de Infração lavrados, pelo valor de FGTS recolhido sob ação fiscal, quantidade de menores aprendizes contratados, enfim... Dêem uma navegada que é bastante interessante: clique AQUI.

Agora, como prometido no vídeo, a definição de População Economicamente Ativa - PEA:

A PEA compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada, assim definidas: população ocupada - aquelas pessoas que, num determinado período de referência, trabalharam ou tinham trabalho mas não trabalharam (por exemplo, pessoas em férias).
As pessoas ocupadas são classificadas em:
  1. Empregados - aquelas pessoas que trabalham para um empregador ou ou mais, cumprindo uma jornada de trabalho, recebendo em contrapartida uma remuneração em Dinheiro ou outra forma de pagamento (moradia, alimentação, vestuário, etc.).
    Incluem- se, entre as pessoas empregadas, aquelas que prestam serviço militar obrigatório e os clérigos.
    Os empregados são classificados segundo a existência ou não de carteira de trabalho assinada.
  2. Conta Própria - aquelas pessoas que exploram uma atividade econômica ou exercem uma profissão ou ofício, sem empregados.
  3. Empregadores - aquelas pessoas que exploram uma atividade econômica ou exercem uma profissão ou ofício, com auxílio de um ou mais empregados.
  4. Não Remunerados - aquelas pessoas que exercem uma ocupação econômica, sem remuneração, pelo menos 15 horas na semana, em ajuda a membro da unidade domiciliar em sua atividade econômica, ou em ajuda a instituições religiosas, beneficentes ou de cooperativismo, ou, ainda, como aprendiz ou estagiário.
População Desocupada - aquelas pessoas que não tinham trababalho, num determinado período de referência, mas estavam dispostas a trabalhar, e que, para isso, tomaram alguma providência efetiva (consultando pessoas, jornais, etc.).
(fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE)

Pessoal, ficamos por aqui por enquanto.
O nosso obrigado a todos.
Fiquem com Deus.

E até a próxima!!

*****


Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

*****

Um comentário:

  1. Muinto bom mesmo beleza eu sou profissional a 6 anos,mais é muinto bom dar uma recapitulada.

    ResponderExcluir